A inauguração será no dia 7 de junho, às 15h. Cerca de oito mil empresas já fazem parte do cadastro da central e pelo menos 500 vagas devem ser oferecidas todas as semanas — cerca de duas mil oportunidades por mês.

Os trabalhadores não precisam pagar taxas para se cadastrar nem para pedir orientação para uma entrevista: todos os serviços serão gratuitos. Uma das novidades será a elaboração de currículos com a ajuda de especialistas. Quem não tiver foto para colocar no documento de apresentação poderá tirar um 3x4 na hora.
Orientação e dicas Ajudar na elaboração do currículo é apenas um dos vários serviços que a parte de orientação profissional da CAT-RJ vai oferecer aos trabalhadores que procurarem a central. Especialistas estarão disponíveis para dar dicas sobre como participar de uma entrevista de emprego, que roupa usar e como lidar com o entrevistador. Mas talvez o mais importante seja o trabalho que os profissionais vão fazer para que quem está desempregado amplie seus horizontes.
— Às vezes, o trabalhador tem experiência, mas bate nas portas erradas. Vamos abordar esse profissional, levando em conta a visão e a experiência dele — explica Sandra Lúcia da Silva, supervisora de Seleção e Orientação.
Sandra alerta que a postura do candidato é importante na hora em que ele se encontra com o futuro empregador. Para cada vaga disponível, a CAT indica de três a quatro candidatos. E cada um pode ir a três entrevistas diferentes.
— A postura do candidato é importante na hora da entrevista. Vamos orientá-lo sobre como ele deve se vestir, que roupa é mais adequada de acordo com o cargo... Procuramos fazer tudo de forma que ele saia daqui se sentindo bem — diz Sandra.

— É ótimo ter um site onde a gente possa acessar as vagas — disse a candidata.
Como chegar - A CAT-RJ fica na Rua Chaves Faria 260, em São Cristóvão. Diversas linhas de ônibus passam próximo ao local: 209 (Praça XV-Caju), 277 (Rocha Miranda-Praça XV), 312 (Olaria-Praça Mauá), 473 (São Januário-Lido), 474 (Jacaré-Jardim de Alá), 634 (Saens Peña-Freguesia) e 665 (Pavuna-Saens Peña). Também será possível ir de trem ou metrô.
Atendimento - A central funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No salão principal, serão 24 guichês com atendentes treinados, mais sete pontos de atendimento no primeiro andar. Há ainda seis postos de autoatendimento, com dois funcionários para auxiliar os cidadãos. No local, há um auditório com capacidade para mais de 90 trabalhadores. A CAT contará também com dois automóveis que vão até os trabalhadores.
O que levar - É preciso levar carteira de trabalho, número do PIS (caso não conste da carteira de trabalho), identidade ou outro documento com foto.
Online - O site www.catrj.org.br já está no ar. Por meio dele, o trabalhador terá acesso ao Sigae Web, sistema do Ministério do Trabalho que oferece serviços antes disponíveis apenas nos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine). O trabalhador poderá consultar seu cadastro e as oportunidades abertas.