No entanto, vou listar algumas dicas bacanas para ajudar com isso.
- Leia com bastante atenção o anúncio da vaga e verifique se você realmente preenche os pré-requisitos do cargo. Por exemplo, se vaga pede "Cursando Ensino superior", não mande o seu currículo se ainda estiver no Ensino médio!
- A não ser que a descrição da vaga diga o contrário, não mande currículos em anexo. Boa parte das empresas não abre arquivos anexos, por questão de segurança, pois nunca se sabe quando um vírus pode estar "escondido".
- Para evitar problemas, sempre utilize anti-vírus em seu computador e verifique de vez em quando o arquivo do seu currículo.
- Já que se deve evitar enviar o currículo em anexo... Cole o mesmo no corpo do e-mail! Porém, antes de enviar, observe e conserte possíveis falhas.
- Se a vaga pede que você insira determinada palavra, expressão ou até mesmo o nome da vaga no assunto do e-mail, não esqueça disso no momento de enviar: isso serve de filtro para os recrutadores, ou seja, funciona como uma importante ferramenta para eles.
- Sempre que for enviar seu currículo, observe bem para quem está enviando. Blogs com vagas de currículo não são os responsáveis pela vaga. E acredite: blogueiros não têm tempo para enviar por você.
- Tenha um endereço de e-mail sério, composto por seu nome, para candidatura de emprego: lembre-se de uma boa impressão.
- Um e-mail exclusivo para procurar emprego evita que você perca mensagens de empresas e recrutadores no meio de dezenas de mensagens pessoais.
- Caso não queira utilizar um e-mail exclusivamente para isso, mantenha o seu atual organizado em pastas/marcadores, por exemplo.
- Cuidado com a correta utilização da língua portuguesa em e-mails e currículos!
